top of page

É possível operar hemorroidas com LASER?



SIM!!! Não é novidade o uso do LASER na medicina!!! Na Coloproctologia, ele pode ser usado em alguns casos como hemorroidas, fístulas, fissuras, cisto pilonidal, entre outros.


Hoje, vamos falar um pouco do LASER na Doença Hemorroidária.

O tratamento da doença hemorroidária pode ser realizado com procedimentos excisionais (cirurgia de corte) ou minimamente invasivos e o LASER pode auxiliar em ambos os casos! Nas cirurgias de corte (excisionais), o LASER entra no lugar do bisturi elétrico, ou seja, o corte é realizado com o LASER. Alguns estudos mostraram um melhor resultado com o uso do LASER em pacientes selecionados, outros mostraram uma equivalência com ou sem uso do LASER nesse tipo de técnica excisional. Já em procedimentos minimamente invasivos (não excisionais) como a hemorroidoplastia a LASER e uma técnica conhecida por HeLP (Hemorroidal LASER Procedure), o LASER tem o papel principal.

Hemorroidoplastia a LASER

Na hemorroidoplastia a LASER, é feito um pequeno corte na pele para introdução da fibra do LASER e coagulação da hemorroida. Enquanto a Hemorroidal LASER Procedure (HeLP) é uma técnica derivada do THD, onde um ultrassom Doppler é utilizado para encontrar os vasos hemorroidários que são fotocoagulados com o uso do LASER. Ambas as técnicas podem ser realizadas com ou sem anestesia. Estudos referem que essas técnicas se mostraram seguras e eficientes para doença hemorroidária, além de poderem ser repetidas caso haja persistência dos sintomas ou recidiva da doença.

Observou-se que o seu uso pode apresentar alguns benefícios potenciais como menor dano aos tecidos adjacentes, uma melhor e mais rápida cicatrização, menor dor pós-operatória e um retorno mais rápido às atividades diárias.

Outro ponto que merece destaque é a possibilidade da realização do procedimento em nível ambulatorial. Ou seja, para alguns casos, há a possibilidade de realização do procedimento sem necessidade de internação hospitalar. Converse com seu médico para uma avaliação adequada e possibilidade de tratamento para seu caso!!

11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Commentaires


bottom of page