top of page

Câncer ou hemorroida?




Incontinência intestinal e idas frequentes ao banheiro são sintomas que devem levantar preocupação pois podem indicar câncer anal


Você sabia que incontinência intestinal e idas muito frequentes ao banheiro podem ser alertas para um tipo raro de câncer? Embora os diagnósticos mais frequentes associem esses dois sintomas a hemorroidas, eles também podem ser provocados por um câncer anal.


O câncer no ânus representa de 1 a 2% de todos os tumores colorretais, ou de intestino. Ele ocorre no canal e nas bordas externas do ânus. Pacientes com câncer anal tendem a experimentar sintomas similares aos de hemorroidas. Por isso é preciso procurar um médico ao notar mudanças na região do ânus que não são normais.


Esses sintomas muitas vezes são confundidos com doenças mais comuns e menos graves, como a hemorroida, mas não devem ser encarados despreocupadamente.

Entre os sintomas mais comuns de um câncer no ânus estão:

• Sangramentos ao evacuar;

• Coceira ou dores perto ou dentro do ânus;

• Feridas pequenas entre as nádegas;

• Presença de secreções na região anal;

• Problemas para controlar os movimentos do esfíncter ao defecar;

• Idas constantes ao banheiro para defecar;

• Diarreias frequentes.

É imperativo que as pessoas estejam cientes desses sintomas e deixem o constrangimento de lado para buscar tratamento.


Entre os fatores de risco para câncer anal estão infecções prévias causadas pelos vírus HPV e HIV, infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), ter mais de 50 anos, praticar sexo anal, ser fumante e viver em condições precárias de higiene. O diagnóstico é feito após exames de toque e biópsia de tecido, caso seja encontrado algo que cause preocupação.


O tratamento para câncer anal é orientado por um proctologista ou oncologista, e normalmente há combinação de quimioterapia e radioterapia por um período de 5 a 6 semanas. Também pode ser realizada uma cirurgia para retirada do tumor associada à ingestão de medicamentos.


Qual a sua dúvida sobre o câncer de ânus?

14 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Komentarze


bottom of page