top of page

Como tratar a constipação intestinal?


O que posso fazer para meu intestino funcionar?

Consideramos que o intestino é preso (constipação intestinal) quando encontramos as seguintes características: – menos de 3 evacuações por semana associadas ao esforço; – consistência sempre endurecida; – sensação de evacuação incompleta em pelo menos 25% das vezes; E como resolver esse problema? Inicie revisando sua alimentação e o consumo de líquidos. Um adulto necessita ingerir em média 25g/dia de fibra e 2 litros d’água/dia. Não completar essas metas é a principal causa de intestino preso na população.

Dicas comportamentais para constipação intestinal:


  • pratique atividades físicas,

  • crie rotinas para estimular o funcionamento intestinal

  • respeite suas vontades

Caso nada disso funcione precisamos encontrar outras causas de constipação e o coloproctologista é o especialista que irá te ajudar nesse processo. Não faça uso de laxativos sem recomendações médicas. Isso pode se tornar prejudicial para sua saúde. Conheça alguns alimentos que soltam o intestino!

Diagnóstico O diagnóstico inicialmente é feito com uma boa entrevista médica para avaliar erros básicos que todos nós cometemos no dia a dia. Caso o paciente apresente sintomas de alarme como anemia, sangramento, áreas endurecidas na barriga alguns exames específicos como colonoscopia devem ser solicitados. A investigação poderá ser dividida caso os sintomas sejam de evacuação obstruída (não consegue evacuar por completo e precisa fazer muita força) ou de trânsito lento (paciente não sente vontade de evacuar).

Tratamento da constipação intestinal

O tratamento da constipação intestinal é individualizado de acordo com os principais sintomas e resultados encontrados durante o exame físico ou exames complementares. (manometria anorretal, defecografia, colonoscopia, anuscopia , etc). Sempre iniciamos com suplementação de fibras e água podendo associar a laxantes ou cirurgias.

4 visualizações0 comentário

Bình luận


bottom of page