top of page

Constipação ou prisão de ventre?

É comum haver essa dúvida ao categorizar a persistente dificuldade de evacuação, e entre os termos mais frequentes utilizados, destacam-se: prisão de ventre, intestino preso e constipação.



Mas será que todos esses termos são realmente intercambiáveis?



Certamente, pessoal!


Constipação, ou até mesmo o termo Obstipação, é a nomenclatura mais formal e médica para descrever essa complexidade na eliminação de resíduos do corpo.



Enquanto, no linguajar informal ou popular, utilizamos expressões como 'prisão de ventre', 'intestino preso' ou 'intestino preguiçoso'. No entanto, todos esses rótulos convergem para o mesmo significado: a dificuldade em evacuar. Isso pode ser decorrente do adiamento por vários dias das evacuações, da presença de fezes secas e endurecidas, ou até da sensação de que as fezes estão no final do reto, exigindo esforço considerável para serem eliminadas.



Independentemente da terminologia usada, quando se enfrenta esse problema, é fundamental avaliar sua alimentação (você consome regularmente alimentos ricos em fibras?) e a ingestão adequada de água (a fibra sozinha não basta, pessoal!).



Caso a dificuldade persista, é aconselhável procurar atendimento médico para investigar possíveis causas subjacentes da constipação ou prisão de ventre, certo? #prisaodeventre #saudeintestinal

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page