top of page

Dia Nacional de Combate ao Câncer




Dia Nacional de Combate ao Câncer, é muito importante lembrar do Câncer de intestino (cólon e reto)! é comemorado em 27 de novembro.

No Dia Nacional do Combate ao Câncer, é muito importante lembrar do Câncer de intestino (cólon e reto)! Ele é o segundo câncer mais comum em homens e mulheres, ficando atrás do câncer de próstata e de mama apenas. É o terceiro câncer que mais mata!! Além disso, o câncer de intestino está fortemente associado a hábitos de alimentação, nutrição, atividade física e tabagismo. Dessa forma, podemos diminuir o risco de ter câncer de intestino atuando na prevenção.


Prevenção primária

A prevenção primária consiste em manter hábitos de vida saudáveis:

  • não fumar

  • praticar atividade física

  • ter alimentação saudável (ingesta rica em alimentos de origem vegetal, como frutas, legumes, verduras, cereais, e evitar alimentos ultraprocessados, como aqueles pronto pra consumo, bebidas adoçadas)

  • manter peso corporal adequado

  • evitar carnes processadas (presunto, salame, salsicha, bacon, linguiça, mortadela, peito de peru)

  • evitar bebidas alcoólicas


Prevenção secundária

Já na prevenção secundária, buscamos estratégias como a pesquisa de sangue oculto nas fezes e a colonoscopia para detectar precocemente o câncer ou lesões que podem virar câncer nas populações de risco ou que tenham sinais de alarme (perda de peso, sangramento, anemia, mudança de hábito intestinal, massa abdominal). Procure um médico de sua confiança para manter a sua saúde intestinal em dia!!!

Criado por meio da Portaria do Ministério da Saúde GM nº 707, de dezembro de 1988, o Dia Nacional de Combate ao Câncer, comemorado em 27 de novembro, tem como objetivo ampliar o conhecimento da população brasileira sobre o câncer, principalmente sobre a sua prevenção. Instituto Nacional do Câncer

2 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page