top of page

Hemorroida pode virar câncer?


Leia a matéria completa e descubra se a hemorroida pode virar câncer! Você sabia que as hemorroidas são vasos sanguíneos na região do ânus e todo mundo tem? Pois é! Os vasos estão presentes na borda do ânus (hemorroidas externas) e também na parte interna (hemorroidas internas). Essa diferença é identificada pelo médico durante o exame proctológico. Isso porque as hemorroidas externas são cobertas por pele e as hemorroidas internas são cobertas por mucosa, um tecido úmido que reveste todo o trato digestivo (da boca até o reto). Um proctologista consegue diferenciá-las imediatamente ao olhar na primeira consulta.


Doença Hemorroidária

Quando as hemorroidas começam apresentar sintomas como dor, sangramento, inchaço, coceira e exteriorização aos esforços chamamos de DOENÇA HEMORROIDÁRIA. As hemorroidas externas geralmente aparecem na forma de trombose hemorroidária. Isso ocorre quando o sangue coagula dentro do vaso gerando um caroço duro, de coloração roxa e doloroso. Já as hemorroidas internas muitas vezes só sangram e podem ficar saindo quando a pessoa faz alguma força. A principal classificação para as hemorroidas internas são:

  • Grau 1 – só sangram

  • Grau 2 – sangram , saem aos esforços mas voltam sozinhas para dentro

  • Grau 3 – sangram , saem aos esforços mas precisam ser empurradas para dentro

  • Grau 4 – sangram e ficam o tempo todo para fora

Essa classificação ajuda a definir o melhor tratamento para você.

Mas enfim, a hemorroida pode virar câncer?


Por serem apenas vasos sanguíneos não existe a possibilidade delas se transformarem em câncer. O que geralmente acontece é que as hemorroidas e o câncer de reto ou ânus podem apresentar sintomas em comum como dor anal, sangramento, sensação de caroço no local, etc. E esse fato costuma gerar 2 grandes problemas:

  1. Algumas pessoas podem não procurar ajuda médica por acharem que possuem apenas hemorroidas .

  2. Pessoas procurando um médico desesperadas por acharem que estão com câncer.


Nossa principal recomendação é:

PROCUREM UM PROCTOLOGISTA IMEDIATAMENTE AO APRESENTAREM QUALQUER TIPO DE SINTOMA. Não entrem em pânico, mas também não achem que seus sintomas não são importantes uma vez que amigos ou familiares que possuem hemorroidas disseram que isso é normal. Durante uma consulta com o proctologista ele poderá fazer um diagnóstico correto ao examinar ou solicitar exames que possam ajudar a diferenciar as duas doenças.

Conclusão

Nossa especialidade é responsável por cuidar de todas as doenças do intestino grosso, reto e ânus. Ao apresentar qualquer sintoma intestinal procure um proctologista imediatamente. Hemorroidas e câncer de reto e ânus podem ter alguns sintomas semelhantes. Não tenha medo ou vergonha da consulta. Essa é a única forma de se ter um diagnóstico correto e realizar um tratamento adequado para seu problema.

22 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page