top of page

HPV anal

O HPV é um vírus que infecta as mucosas e pode causar diferentes problemas quando afeta a região anal, podendo variar desde verrugas simples até condições mais sérias como câncer.


Vamos analisar aqui algumas dessas condições:


1. Condilomas ou verrugas anais que podem ser pequenas, únicas ou múltiplas, e podem causar desconforto ou coceira. Sem o tratamento adequado elas podem crescer e se multiplicar.


2. Lesões pré-cancerosas podem surgir quando a infecção é mais persistente e se não forem tratadas de forma correta, podem progredir para um câncer.


3. Câncer anal geralmente ocorre após a persistência da infecção por um longo período, causando alterações nas células do ânus que podem levar à formação de tumores malignos.



Nem todas as pessoas que contraem HPV apresentam sintomas ou desenvolverão problemas graves de saúde pois o nosso sistema imunológico pode combater o vírus naturalmente.


Mas é importante destacar que o diagnóstico precoce é crucial para o tratamento eficaz. Exames médicos regulares, a anuscopia de alta resolução, são fundamentais para diagnosticar e monitorar possíveis lesões pré-cancerosas ou câncer.


O tratamento varia dependendo do estágio e da gravidade das lesões, podendo incluir desde a remoção de verrugas até procedimentos mais invasivos para tratar lesões pré-cancerosas ou câncer, como cirurgia, terapia a laser ou crioterapia.


Se você percebeu algum tipo de alteração procure um profissional especializado e se cuide.


44 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page