top of page

Lenço umedecido é vilão?

Devo usar lenço umedecido para higiene anal? Essa é uma pergunta que muitos pacientes me fazem e a recomendação que dou é a seguinte: a lavagem com água e sabão neutro é sempre o ideal!



No entanto, sabemos que isso nem sempre é possível. Assim, o lenço umedecido é recomendado para situações em que estamos fora de casa, ou impossibilitados de fazer a limpeza com água e sabão.



É importante esclarecer que o uso frequente de lenço umedecido na região anal também pode trazer problemas! O que percebo é que algumas pessoas substituíram o papel higiênico pelo lenço umedecido na hora de fazer a limpeza íntima.



Mas, qual o problema dessa atitude, doutora? É verdade que o lenço umedecido pode ser um vilão da saúde anal?



Sim, o alerta é válido. A pele ao redor do ânus é coberta por uma microbiota própria, ou seja, bactérias boas e ruins habitam essa região.



A homeostase é a condição de relativa estabilidade e o uso contínuo de lenços umedecidos pode afetar o equilíbrio dessa região, reduzindo as bactérias boas e aumentando as ruins.



Isso abre espaço para fungos ou irritações.



Outro problema relacionado aos lenços umedecidos é a umidade. As pessoas tendem a se vestir logo depois de se limparem e a região anal fica úmida, o que pode levar a irritações da pele na região e também levar ao surgimento de fissuras e hemorroidas.



Limpeza correta



A região anal, tanto do homem, quanto da mulher, precisa ser muito bem higienizada. Devemos lavar e secar bem, não deixar úmido, para não favorecer a proliferação de fungos, bactérias e outros microrganismos.



Após fazer o número 2, o ideal é mesmo usar a ducha higiênica, que tem um jato de água adequado para a região. Nos casos onde não existe a mesma, pode-se tomar banho. A área anal deve ser lavada com água, com ou sem uso de sabonete neutro ou específico para as partes íntimas.



Evite sabonetes coloridos com cheiro forte, pois costumam ter substâncias químicas que podem causar irritabilidade, coceiras, alergias ou desequilibrar o pH da região.



E deixe o lenço umedecido para uso ocasional! #proctologia #saudeintestinal #coloprpctologista

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page