top of page

Prolapso retal

Você já ouviu falar sobre prolapso retal?


Ele ocorre quando uma parte ou todo o revestimento do reto desliza para fora do ânus. Isso pode acontecer por diversos fatores como a constipação crônica, fraqueza dos músculos do assoalho pélvico, predisposição genética e o próprio envelhecimento.



Os sintomas do prolapso retal podem incluir uma sensação de volume ou pressão no ânus, desconforto ou dor, sangramento retal, secreção mucosa, dificuldade para eliminar fezes e, em casos graves, uma massa que se projeta pelo ânus.


Existem diferentes graus de prolapso retal, desde uma protrusão que pode ser revertida manualmente até situações mais graves que necessitam de intervenção cirúrgica.


O tratamento pode incluir fisioterapia pélvica para fortalecer os músculos do assoalho pélvico, mudanças na dieta para evitar constipação, uso de medicamentos ou, em casos mais graves, procedimentos cirúrgicos para corrigir o prolapso.


Se você percebeu alguma alteração na região anal é fundamental consultar um médico especializado para um tratamento individualizado.


0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page