Você já deve ter ouvido falar em cirurgias minimamente invasivas, né!? Mas muitas dúvidas surgem quando o assunto é coloproctologia.
Existem diversos tipos de cirurgias minimamente invasivas, sendo a laparoscópica, a cirurgia dos furinhos”, é a mais conhecida. Neste procedimento, são realizadas pequenas incisões no corpo do paciente. Em uma das incisões é inserido um instrumento de metal, chamado laparoscópio, que tem uma câmera acoplada. Este dispositivo permite que o cirurgião veja detalhadamente a área a ser operada.
Nas outras incisões são inseridos pequenos instrumentos que serão utilizados para realizar o procedimento.
As cirurgias minimamente invasivas oferecem benefícios importantes, do ponto de vista do paciente, consequência das incisões consideravelmente menores. Estes benefícios são:
1) Menos dor no pós-operatório
2) Recuperação mais rápida
3) Cicatrizes mais discretas
Isto não quer dizer, no entanto, que as cirurgias abertas são procedimentos ruins e ultrapassados ou que a partir de agora somente cirurgias minimamente invasivas devem ser consideradas nos tratamentos cirúrgicos. Cada caso é um caso e cabe ao cirurgião avaliar as características da doença a ser combatida, as condições e o histórico do paciente, para decidir qual procedimento será realizado.
コメント