top of page

Saúde intestinal

A saúde intestinal é muito mais do que processar a comida que você consome ao longo do dia. O intestino de cada um funciona de forma diferente de acordo com a dieta e estilo de vida que a pessoa leva, mas há algo que todos têm em comum: a saúde desse órgão se relaciona diretamente ao sistema imunológico, apetite e humor.

Você sabia que seu intestino pode funcionar sozinho? Ele não precisa do cérebro para tomar decisões. Nesse caso, ele funciona comandado pelo Sistema Nervoso Entérico, que reveste todo o sistema digestivo e possui seus circuitos neurais. Por isso, costuma-se chamar o intestino de “segundo cérebro”.

O Dia Mundial da Saúde Digestiva é comemorado anualmente em 29 de maio. O objetivo é mobilizar, conscientizar e orientar a população sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce de doenças que atacam o aparelho digestivo.

20% da população no mundo têm algum problema intestinal e, destes, 90% das pessoas não procuram ajuda médica, se automedica ou não fazem nada para resolver essa situação.

Atualmente, os principais problemas encontrados no sistema digestivo são: gastrites, úlceras, câncer de fígado, câncer de esôfago e câncer colorretal.

Para cuidar da sua saúde digestiva, cuide da alimentação e do estilo de vida que você leva. Se alimentar bem é uma atitude simples e crucial para se manter bem nessa área da sua vida.

Além disso, é importante visitar o médico regularmente para fazer exames preventivos, principalmente se você tem mais de 50 anos. Dessa maneira, é possível relatar o que está sentindo e receber o diagnóstico e tratamento necessários. Confira abaixo outros cuidados que você pode tomar:

• Beba bastante água: isso te mantém hidratado, além de dissolver gorduras e fibras solúveis, evitando a prisão de ventre.

• Evite café, álcool e cigarro: eles podem levar a úlceras estomacais e azia.

• Inclua probióticos na sua dieta para ajudar a deixar a saúde intestinal em dia. Eles auxiliam no fortalecimento do sistema imunológico já que melhoram a absorção de nutrientes e podem ajudar a tratar a síndrome do intestino irritável.


21 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Commentaires


bottom of page