top of page

Sabia que o intestino sente a chegada na menopausa?

Não é novidade que os hormônios femininos participam dos movimentos peristálticos do intestino. Assim, quando a mulher entra em declínio hormonal, a tendência é que o funcionamento do intestino seja diretamente afetado.


O declínio hormonal feminino propicia também o desequilíbrio à flora intestinal e dessa forma, pode desencadear processos infecciosos e, inclusive, depressivos.


Mas como faço para sofrer menos? É importante entender que o conjunto do estilo de vida influencia muito em todos os sintomas da menopausa, incluindo os desconfortos intestinais.


Crie o hábito de beber água - A água é fundamental para a formação do bolo fecal e propiciar a impulsão das fezes por todo o intestino. Assim, as fibras da alimentação contam com o seu efeito laxante potencializado.


Consuma fibras - Facilitam o trânsito dos alimentos no intestino, além de controlar os níveis de glicose e auxiliar na sensação de saciedade.


Vá ao banheiro imediatamente - Sabemos que, entre as mulheres, o comportamento de postergar as idas ao banheiro é comum. A longo prazo, isso prejudica o trânsito intestinal.


Pratique atividade física - ela aumenta o movimento intestinal e promove a liberação de serotonina, gerando bem estar.


Converse com ginecologista - avaliação do ginecologista é essencial, principalmente no que diz respeito as terapias de reposição hormonal.



Todos esses hábitos visam preservar o equilíbrio intestinal na menopausa, mas lembre-se: não espere chegar lá, comece aos poucos desde sempre para ter um envelhecimento saudável!

7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page