top of page

Sintomas do câncer do intestino

Os sintomas do câncer colorretal dependem da localização do tumor, do estágio em que se encontra e, ainda, como ele está afetando os demais órgãos e tecidos.



Inicialmente, a doença pode ser assintomática. Entretanto, conforme ela for avançando, alguns dos indícios abaixo começam a ser observados:



Sangue nas fezes - Outro sinal de alerta para a doença é a presença de sangue nas fezes, que pode ser totalmente imperceptível, causar escurecimento das fezes somente. Caso o tumor esteja localizado nas porções mais próximas do ânus ou no reto, é possível, ainda, ocorrer sangramento vermelho vivo que pode ser visto direto no vaso sanitário, misturado às fezes ou no papel higiênico.



Cólicas abdominais - Sentir dor no abdômen é considerado algo normal e pode ter diversas causas, como a ingestão de algum alimento. Entretanto, é preciso ficar atento a este incômodo quando se torna muito frequente e duradouro. Este é um sintoma do câncer colorretal frequente porque a doença afeta diretamente os hábitos intestinais. Assim, além das cólicas e do inchaço abdominal, a pessoa passa a ter dificuldade para evacuar ou então começa a alternar entre constipação e diarreia.



Perda inexplicável de peso - Perder peso de forma involuntária é um dos sintomas mais frequentes do câncer de intestino. Há duas explicações para que isso ocorra:


As células cancerígenas tendem a consumir muita energia do corpo, assim como o sistema imunológico, que trabalha mais para tentar combater a doença;


O tumor libera no organismo algumas substâncias que modificam a maneira como o alimento é transformado em energia, levando a redução abrupta no peso.



Fadiga e fraqueza - Assim como ocorre na questão da perda de peso, o fato de as células cancerígenas utilizarem muita energia do corpo faz com que o portador da doença se sinta constantemente cansado e fraco. #proctologia #proctolgista #cancerdeintestino

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page