top of page

TaTME

O que é a TaTME? É a ressecção total do mesorreto pela via transanal (pelo canal anal), que pode ser feita utilizando a técnica do TEO, a videolaparoscopia ou cirurgia robótica.


O mesorreto é a gordura que envolve o reto, e por onde passam vasos sanguíneos e linfáticos. A ressecção do mesorreto é uma etapa importante do tratamento do câncer de reto para um bom prognóstico.


A “Transanal Endoscopic Operation (TEO)” é recomendada para tratar pólipos grandes e tumores iniciais no reto, utilizando a via anal para a cirurgia. A combinação da TEO com a videolaparoscopia é uma abordagem que pode ser usada para tratar tumores localizados em áreas desafiadoras para a cirurgia convencional, como tumores de reto muito próximos ao ânus.


No procedimento TaTME, duas equipes cirúrgicas podem trabalhar simultaneamente, por videolaparoscopia e por ressecção transanal, proporcionando um tratamento mais rápido, margens de segurança ampliadas e uma dissecção mais precisa da lesão.


Nesse sentido, a cirurgia robótica, especialmente em casos mais complexos, como em pacientes com pelve masculina estreita ou obesidade, pode trazer benefícios adicionais aos pacientes. A articulação dos instrumentos, a estabilidade da câmera, a qualidade da imagem em 3D e a precisão dos movimentos são fatores que contribuem para uma dissecção mais precisa do mesorreto com maior facilidade técnica, em comparação com a laparoscopia.


A seleção da técnica ideal depende de vários fatores individuais, incluindo a localização e o tamanho do tumor, bem como a condição clínica do paciente. #tatme #proctologia

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page