Não podemos negar que laxante é um dos assuntos mais buscados e perguntados no consultório. Há no mercado inúmeras plantas e produtos que prometem maravilhas quando o assunto é intestino lento, mas calma!
Saiba que quando mal indicados ou utilizados de maneira incorreta, esses laxantes podem ter efeitos colaterais graves e causar sérias consequências ao usuário desavisado. Sem sombra de dúvidas a Sene é a mais difundida e é a que mais levanta dúvidas.
Mas, o que é considerado prisão de ventre? Em geral, consideramos a pessoa constipada quando:
Tem dificuldade de expulsão do bolo fecal;
Evacua menos de 3 vezes na semana;
Não se sente satisfeita com o volume eliminado (isto é, sensação de que havia mais alguma coisa para sair);
Fezes mal formadas com ressecamento e expulsão de bolinhas;
Necessidade de auxílio manual para se aliviar.
Uma parcela significativa da população tem dificuldade de evacuar de maneira satisfatória e vai precisar de ajuda. Não necessariamente estamos falando de uso de medicações. A grande maioria das pessoas consegue melhorar o hábito intestinal apenas com mudanças de hábitos alimentares e de estilo de vida.
O laxante tem como mecanismo de atuação estimular os músculos da parede do intestino para empurrar o bolo fecal de maneira mais rápida pelo trato gastrointestinal. Ou seja, estamos falando de uma substância que é absorvida e atua forçando o intestino a trabalhar de uma maneira que não é natural. Com isso, além de especialistas ainda não terem estudado adequadamente os efeitos de sua utilização a longo prazo, o paciente corre riscos de efeitos colaterais. Outro risco é o de tolerância (perda da função com o passar do tempo), em que o intestino para de responder ao seu uso.
Vale ressaltar que o uso sem avaliação médica prévia pode atrasar o diagnóstico de doenças.
Ah e LAXANTE NÃO EMAGRECE! Na maioria das vezes, a descarga evacuatória gerada pelo uso do laxativo eventual somente levará a uma perda de peso pela eliminação do bolo fecal, mas que será reposta pelas próximas alimentações.
Opmerkingen