top of page

Usar papel higiênico durante o tratamento de hemorroida

A abordagem para o tratamento das hemorroidas demanda cuidados específicos, visto que afeta uma área delicada e tende a provocar desconforto. Hemorroidas consistem em vasos sanguíneos dilatados e deformados na região anal, sendo que o uso de papel higiênico pode agravar o quadro, aumentando o desconforto e prejudicando a recuperação dos pacientes que já iniciaram o tratamento.



Efeito do papel higiênico em pessoas com hemorroidas



Mesmo se tratando de papel higiênico de alta qualidade, ele tem o potencial de irritar a pele circundante ao ânus devido ao atrito durante a higiene local. Este atrito, combinado com a textura áspera do papel, pode exacerbar os sintomas de ardência e até provocar sangramento em indivíduos que sofrem com a doença hemorroidária ativa.



A abordagem mais adequada é sempre higienizar a área após usar o banheiro apenas com água e sabonete neutro. Em vez de papel higiênico, é possível recorrer a lenços umedecidos infantis. No entanto, sempre que possível, a limpeza com água e sabão deve ser priorizada.



Cuidados e estratégias no tratamento das hemorroidas



Além desse cuidado essencial, é fundamental adotar outras medidas no cotidiano que contribuam para o tratamento das hemorroidas. Isso inclui o uso de produtos tópicos conforme orientação médica, a redução do consumo de álcool e alimentos picantes, bem como a promoção de fezes macias por meio do aumento da ingestão de água e fibras, como frutas e vegetais.



Caso os sintomas persistam, a solução recomendada pode ser a cirurgia para tratar as hemorroidas. É imperativo consultar um médico sempre antes de iniciar qualquer tratamento e para confirmar o diagnóstico. Além disso, há também a opção do tratamento medicamentoso, que melhora a circulação sanguínea no corpo, prevenindo o acúmulo que geralmente leva ao desenvolvimento de varizes (vale lembrar que as hemorroidas, de fato, são varizes na região anal). #hemorroida #doencahemorroidaria

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page