top of page

Você já ouviu falar em Anuscopia de Alta Resolução ou Colposcopia Anal?




É um exame que serve para o diagnostico avançado de possíveis alterações anais causada pelo HPV.

É um exame simples, realizado com o auxílio de um colposcopio, que serve a magnificar a imagem e ver detalhes na mucosa que não podem ser visualizados com a anuscopia convencional.


E a indicação não é para todos que tiveram HPV. Não tem um protocolo universal estabelecido. Geralmente está indicado para pacientes que tiveram citologia anal positiva ou são alto risco para recidiva. Para as mulheres que já tenham recebido tratamento para lesões por HPV genital (uterino, vaginal ou vulvar) sabe-se da importância da avaliação concomitante da região anorretal, que neste caso faz parte da investigação do Coloproctologista. Então, cabe ressaltar a importância de informar na consulta coloproctológica caso já tenha tratado este tipo de problema.


Outros indivíduos estão naturalmente mais expostos a esta condição, como é o caso de pacientes HIV positivos, transplantados, com problemas da imunidade devido a doenças crônicas ou medicamentos, bem como homens e mulheres que praticam o sexo anal, sendo fortes candidatos a este tipo de avaliação, ainda que não apresentem sintomas.


Não necessita de preparo especial, mas é importante não realizar manipulações do ânus antes do exame e evitar o uso de cremes no dia do exame.


Qual a sua dúvida sobre o exame?


9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page