top of page

Primeira consulta no coloproctologista




Muitos pacientes ficam ansiosos e com medo de como será a primeira consulta no coloproctologista! Estamos aqui para contar um pouco como ela é realizada e para tranquilizá-los que não necessita de nenhum preparo. Na primeira consulta, o médico vai conhecer o paciente, querer saber o que o levou a procurar o proctologista.


Quais as perguntas que o médico irá fazer?

Ele fará perguntas sobre doenças prévias, medicações de uso contínuo, alergias, se já realizou algum procedimento ou se já precisou ficar internado, histórico familiar de doenças. Além disso, queremos saber também como é o seu dia-a-dia, seus hábitos alimentares, funcionamento intestinal, se realiza alguma atividade física, se fuma ou ingere bebida alcoólica.

Exame físico

Após conhecer um pouco sobre o paciente e sua rotina, partimos para o exame físico que a depender da queixa, pode ser mais direcionado. No exame físico, avaliamos a região abdominal e a região anal. Iniciamos o exame com a inspeção da região abdominal, avaliando lesões de pele, cicatrizes, feridas, alergias. Seguimos então para a palpação onde avaliamos se tem distensão, massa palpável, dor, hérnias, entre outras alterações.


Qual a posição que devo ficar para o exame?

Pedimos então para o paciente virar para o lado esquerdo ou ficar com os joelhos apoiados na maca para avaliar a região anal. É realizado a inspeção e palpação de toda a região em repouso e pedindo para o paciente fazer força para verificar se há exteriorização de alguma estrutura, por exemplo, prolapso hemorroidário. Com uso de uma pomada lubrificante e anestésica, realizamos o exame de toque retal para verificar força e integridade da musculatura, lesões, abaulamentos, tumorações. E, por último, é realizado a anuscopia, onde o anuscópio é introduzido no canal anal para avaliar estruturas internas do ânus e canal anal.

9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


bottom of page