top of page

Proctalgia fugaz


Dor intensa e agoniante dentro do reto

A proctalgia fugaz, não muito conhecida, é uma dor intensa, agoniante, dentro do reto, que geralmente ocorre durante o sono e não é provocada pela evacuação. Ela difere da dor da trombose hemorroidária ou da fissura que são dores que normalmente limitam-se à região perianal.


Causas da proctalgia fugaz

A causa ainda não foi bem definida, mas acredita-se que ocorre um espasmo do músculo, principalmente em pacientes que passam grande parte do tempo no banheiro, seja fazendo esforço, lendo jornal ou com diarreia. Outras causas podem ser cirurgias anais prévias, cirurgias intestinais, cirurgia na coluna, transtornos psiquiátricos (depressão e ansiedade), síndrome do intestino irritável e relações sexuais.

Avaliação médica

A avaliação médica é importante, mas geralmente apresenta apenas um desconforto ao exame da região anal. Exames como ultrassom anal, exames fisiológicos também não mostraram alterações. Em alguns casos, pode haver um aumento da pressão anal no exame de manometria anorretal.


Tratamento proctalgia fugaz

O tratamento consiste em terapia multidisciplinar: reeducação comportamental, diminuindo o tempo no banheiro, tratamento intestinal apropriado, banhos de assento, massagem no músculo levantador e terapia de biofeedback. Para casos refratários, uso de medicações via oral ou tópica pode ser associado.

10 visualizações0 comentário

תגובות


bottom of page