top of page

Cisto Pilonidal - Tratamento a laser


O cisto pilonidal consiste na inflamação da região entre as nádegas, ocorrendo predominantemente em homens com idade média de 30 anos. Essa inflamação pode resultar na formação de fístulas, abcessos e necrose (tecido morto).

A causa ainda não é completamente conhecida; no entanto, alguns fatores de risco como a obesidade, higiene pessoal inadequada, histórico familiar e longos períodos em posição sentada estão associados a maior ocorrência da doença.


A cirurgia a laser para remoção do cisto pilonidal costuma durar cerca de 30 minutos. Ela é feita com anestesia raquidiana e o paciente retorna para casa no mesmo dia.


O procedimento é realizado através de uma fibra (catéter) inserido dentro das aberturas do cisto pilonidal. O médico coloproctologista faz a limpeza minuciosa do local, com remoção de pêlos e tecidos. Em seguida, com a fibra laser de raio circular, ele cauteriza e coagula o cisto por dentro, promovendo o seu fechamento.


A cirurgia a laser é especialmente indicada para cistos pilonidais de pequeno e médio porte. Nos cistos muito grandes pode ser realizada uma combinação da técnica convencional com aplicação semanal de laser para acelerar o processo de cicatrização no pós-operatório.


Com o tratamento a laser, o processo de cicatrização é muito mais rápido. Em alguns casos de cistos menores, ele pode durar apenas 10 dias. Os curativos também são mais simples, e podem ser feitos em casa. Você já tinha ouvido falar nessa técnica? Qual sua dúvida?


606 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page